sábado, 12 de janeiro de 2013

Empresas holandesas que você não suspeitava

No mundo do comércio, os holandeses são famosos por saberem fazer um bom negócio. Foi assim que navegaram pelo mundo e é assim que, na atual crise européia, a Holanda se mantém como um dos países mais estáveis (apesar de estarem sofrendo aumento de impostos e redução dos benefícios pra compensar o dinheiro enviado aos outros países - fato que os leva a reclamar bastante, outra tradição deste povo).

Este talento nato levou a criação de muitas empresas de sucesso em mais diferentes segmentos, algumas destas cresceram e viraram marcas mundiais, e eu aposto que você não sabia que essas multinacionais são originalmente holandesas:

  • SHELL




Em 1890 nasceu a Royal Dutch Petroleum Company, indo para as Índias Orientais Holandesas (hoje Indonésia) procurar por petróleo. Em 1907, aliando-se com uma empresa inglesa de transporte de querosene, surgiu a anglo-neerlandesa Royal Dutch Shell e Co., adotando a famosa concha como símbolo da empresa.

  • UNILEVER


No final do século XIX na Holanda as famílias Jurgens e Van den Bergh abriram suas primeiras fábricas para a produção de margarina, posteriormente chamada de Margarine Unie. Enquanto isso, na Inglaterra, a empresa Lever & Co. produzia com sucesso um novo tipo de sabão, vendido com o nome comercial de Sunlight Soap. 

Ocorre que ambos os produtos possuem uma matéria-prima em comum, o óleo de palma. No ano de 1930,  passando pelos efeitos da grande crise de 29, ambas as empresas decidiram se unir, a fim de facilitar e baratear o custo do óleo de palma, entre outras vantagens mútuas. Assim, foi em dia 1º de janeiro de 1930 que nasceu, oficialmente, a Unilever.

  • C&A


A C&A nasceu em 1841 como uma companhia têxtil, fundada pelos irmãos Clemens e August Brenninkmeijer (emprestando as iniciais para dar nome à companhia). 

A ideia dos irmãos era simples e revolucionária: produzir roupas em grande quantidade, com tamanho padrão e de baixo custo (basicamente o modelo de qualquer grande companhia hoje em dia). A empresa deu certo, a primeira loja exclusiva foi aberta em 1861, mas a grande expansão internacional deu-se apenas na década de 60 do século XX.

  • PHILIPS




A Philips & Co. foi fundada por Frederik e Gerard Philips (pai e filho, respectivamente) em 1891. No início, a companhia produzia lâmpadas de filamento de carbono, tornando-se em poucos anos uma das maiores da Europa na área. 

Em 1914 foi estabelecido o primeiro laboratório da empresa, responsável por desenvolver tecnologias como raio X, rádios e televisores, as quais tornaram esta companhia familiar numa das gigantes da tecnologia do mundo.

  • ELSEVIER




Essa é pra quem está acostumado com literatura científica. A Elsevier é, atualmente, a maior e mais famosa editora de livros e revistas científicas.

Surgiu em 1880 como uma pequena editora de literatura clássica. O nome deriva da Casa de Elzevir, outra editora familiar de muita reputação fundada em 1580; naquela época o nome Elzevir indicava uma reedição de um clássico em tamanho de  livro de bolso.

O lema da companhia permanece o mesmo desde sua fundação: Non Solus (não sozinho). O famoso logotipo também permanece desde o início e já era usado na editora Elzevir.


Um comentário: